Hoje é comemorado mundialmente o Dia do Idoso!
E para esse 1 de outubro de 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou como tema: “Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades”.
Acho que a maioria que me acompanha não sabe, mas eu sou Fisioterapeuta e minha especialização é na Área de Geriatria e Gerontologia. Sempre quis trabalhar com a terceira idade. Comecei a descobrir isso, logo nos primeiros anos de faculdade. Atualmente, não estou atuando como Fisioterapeuta, mas tenho muitos projetos guardados e muitas idéias para trabalhar dentro da gerontologia.
O Dia Internacional do idoso foi criado com intuito de celebrar a vida. Sim. É uma celebração àqueles que atingiram o que eu chamo de maturidade na identidade.
Os idosos, em sua grande maioria, sofrem muito com a discriminação, abandono de familiares, descaso perante à sociedade e muitas vezes são chamados de “velhos” palavra que eu abomino completamente, quando o assunto é um ser humano, independente de que idade tenha.
Hoje, com tantas pesquisas e avanços da Ciência, Medicina e Tecnologia, os idosos conseguem manter uma qualidade de vida bem melhor daquela que tiveram gerações passadas. Muito ainda há de ser feito. Principalmente, nos lugares mais carentes, onde a população não tem acesso sequer a medicamentos e atendimento hospitalar. O aumento na expectativa de vida faz com que população idosa aumente cada vez mais. Infelizmente, esse aumento não caminha lado a lado com melhorias ,igualdade e condições dignas para todos.
Sabemos que o processo fisiológico do envelhecer, acarreta em muitas mudanças físicas e cognitivas. E os idosos, necessitam de uma atenção especial. Muitas mudanças precisam ser feitas, para que o acesso aos ambientes urbanos e à vida em sociedade continue sendo vivida em plenitude por essa população. Por isso, gostei muito do tema da ONU para 2015. E espero que essa causa seja um busca constante. Que nossos idosos consigam ter mais qualidade de vida, direitos e acima de tudo respeito.
Muitas Capitais celebram esse dia com eventos e atividades diversas para a terceira idade.
O Jornal do Brasil preparou uma matéria com várias opções de atividades para esta data comemorativa. Clique Aqui para saber um pouco mais sobre os eventos, locais e horários.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) também preparou uma matéria especial sobre o tema desenvolvido pela ONU e com diversas opções de atividades, para comemorar o dia 1º de outubro. Para saber um pouco mais acesse o Site da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Enfim, que não só nesse 1º de outubro, mas em todos os dias do ano, possamos cuidar bem dos nossos idosos, dar a eles carinho, atenção, respeito e acessibilidade.
E deixo meu carinho e admiração à todos meus familiares, amigos e indivíduos com mais de 60 anos.
E deixo aquela clássica frase: “Velho é o seu preconceito”
Feliz dia Internacional do Idoso!